Discurso de inauguração da exposição fotográfica “Retratos da Justiça em Pampilhosa da Serra”. PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Discurso de inauguração da exposição fotográfica “Retratos da Justiça em Pampilhosa da Serra”, por Ana Barata de Brito, presidente do Conselho Fiscal da AJPS

 

Aos fotógrafos da agência de fotojornalismo “Magnum”, fundada por Cartier Bresson e Robert Capa, recomendava-se que não deveriam fazer fotografias artísticas – as imagens deviam ser elas próprias uma notícia, e não representações simbólicas do mundo.

Com as devidas distâncias, e tal como as entendo neste contexto, as fotografias que vamos ver agora, não têm a pretensão de ser artísticas.

Propõem-se, de certa maneira e no seu conjunto, dar notícia de uma reflexão sobre os lugares e os caminhos da justiça em Pampilhosa da Serra.

Neste sentido, são também um testemunho e uma preocupação.

À semelhança da narrativa fílmica, as imagens caminham do plano geral – da Pampilhosa da Serra observada à distância – para o grande plano, mais particular.

E, aos poucos, o ‘zoom’ vai-nos aproximando da vila, vai-nos introduzindo na vida, fazendo-o através de planos intercalados do tribunal.

Cada uma das fotografias é ainda complementada por pequenos textos.

Estes textos são citações – também elas, reflexões – escolhidas a propósito e de modo certeiro, pelo António Rosa.

No seu conjunto, e creio ser assim que a devemos entender, esta exposição tem uma lógica narrativa, onde as imagens e as palavras se completam, entrecruzando-se e formando uma rede.

Uma rede que cumpre o objectivo dos organizadores protagonistas mais próximos – o Armando Ramos e o António Rosa – tal como os próprios o anunciam no jornal “Serras da Pampilhosa”: dar à população a possibilidade de reflectir sobre “ a importância do Direito e da Justiça no dia-a-dia”.

É afinal também este um dos propósitos do nosso 3.º Encontro de Juristas Pampilhosenses.

Estão de parabéns o Armando Ramos, o António Rosa e a AJPS.

Bem-haja, particularmente aos dois primeiros, pela iniciativa, e sobretudo por nos lembrarem a possibilidade das imagens se juntarem às palavras. Ou vice-versa.

E porque as fotografias, os textos, as citações, se oferecem ao público para que o público os desfrute, termino.

E termino sugerindo duas visitas: o livro Magnum “Fifty Years at the Front Line of History” (Russel Miller, Grove Press) e as fotografias do Armando Ramos no sítio electrónico Flick (http://www.flickr.com/photos/sadi_973/), onde escolhi duas imagens: “ Wait for me” e “ copyright”.

Partilhe este artigo no seu site ou blogue

Para criar um link no seu site para este artigo,
copie e cole o codigo abaixo no seu site.




Prever :

Discurso de inauguração da exposição fotográfica “Retratos da Justiça em Pampilhosa da Serra”.
Discurso de inauguração da exposição fotográfica “Retratos da Justiça em Pampilhosa da Serra”, por Ana Barata de Brito, presidente do Conselho Fiscal da AJPS   Aos fotógrafos da...


Adaptado Partilhe © 2011
Share on Facebook