“Retratos de Justiça em Pampilhosa da Serra” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa vai acolher entre os dias 15 de Outubro e 15 de Novembro uma exposição fotográfica sobre o concelho de Pampilhosa da Serra.

“Retratos de Justiça em Pampilhosa da Serra” é o nome da exposição que vai estar patente no átrio da entrada principal da referida faculdade de direito e simultaneamente a sua primeira mostra fora do concelho pampilhosense, uma vez que a primeira exibição ao público ocorreu em 2012 durante a realização do 3.º Encontro de Juristas de Pampilhosa da Serra.

Durante um mês os visitantes poderão apreciar um conjunto de 20 fotografias da autoria do fotógrafo amador Armando Ramos, acompanhado por textos alusivos provenientes de diversas fontes, numa iniciativa da Associação de Juristas de Pampilhosa da Serra.

Como referiu a magistrada Ana Maria Brito no seu discurso de apresentação do evento em 2012, estas imagens «propõem-se, de certa maneira e no seu conjunto, dar notícia de uma reflexão sobre os lugares e os caminhos da justiça em Pampilhosa da Serra. Neste sentido, são também um testemunho e uma preocupação. À semelhança da narrativa fílmica, as imagens caminham do plano geral – da Pampilhosa da Serra observada à distância – para o grande plano, mais particular. E, aos poucos, o ‘zoom’ vai-nos aproximando da vila, vai-nos introduzindo na vida, fazendo-o através de planos intercalados do tribunal. (…) No seu conjunto (…) esta exposição tem uma lógica narrativa, onde as imagens e as palavras se completam, entrecruzando-se e formando uma rede. Uma rede que cumpre o objectivo dos organizadores protagonistas mais próximos (…): dar à população a possibilidade de reflectir sobre “a importância do Direito e da Justiça no dia-a-dia”.»

De acordo com Armando Ramos, mentor desta exposição fotográfica, «a Faculdade de Direito seria um óptimo local para exibição desta exposição, pelo amplo espaço que possui na entrada da Faculdade e por ser um local relacionado com o Direito. Por outro lado pretende-se dar a conhecer aos jovens como é o dia-a-dia da Justiça no interior do país, realidade que poucos conhecem, embora muito se fale sobre o encerramento de tribunais, por exemplo».

Partilhe este artigo no seu site ou blogue

Para criar um link no seu site para este artigo,
copie e cole o codigo abaixo no seu site.




Prever :

“Retratos de Justiça em Pampilhosa da Serra”
A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa vai acolher entre os dias 15 de Outubro e 15 de Novembro uma exposição fotográfica sobre o concelho de Pampilhosa da Serra. “Retratos de...


Adaptado Partilhe © 2011
Share on Facebook