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AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAMPILHOSA DA SERRA - ESCALADA

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O presente artigo tem como objectivo fazer um estudo, ainda que muito sumário, dos modelos de organização administrativa da escola portuguesa no que se refere à gestão e administração escolar e à organização curricular e enquadrar nele a organização e o crescimento da Escola de Pampilhosa da Serra.

A  Organização  Administrativa  Da  Escola Portuguesa - Modelos da Gestão e Currículo


Por razões de enquadramento lógico e com- preensão histórica, vamos traçar algumas das linhas da organização da escola portuguesa, focando, em primeiro lugar, o papel do Jesuítas no que se refere ao desenvolvimento do ensino em Portugal.
Empenhados nas causas do desenvolvimento do ensino – desde o século XVI – fundaram em Coimbra, em 1547, O Colégio das Artes que constituiu uma espécie de escola de formação de onde saíram professores que viriam a fundar outras instituições noutros locais do país.
O Colégio  das Artes – reformado  na  época pombalina – viria a ser o espaço de arranque do primeiro Liceu em Coimbra, como veremos.

Para continuar a ler o artigo, deve adquirir a Revista "Terra de Lei"

 

Manuel Porfírio

Licenciado em História pela FLL em 1980. Pós-graduado em Administração Escolar pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação de Lisboa e, em 2000, Mestre em Gestão e Administração Escolar pela mesma Faculdade. Professor do ensino secundário. Quadro Dirigente da DREL entre 1996 e 2004. Membro do Conselho das Escolas, órgão consultivo do Ministro da Educação, eleito pelo distrito de Setúbal. Formador e avaliador de professores. É presentemente  Director da Escola Secundária João de Barros em Corroios, Seixal.
Integra como especialista, o grupo de trabalho que desenvolve o Pré-inventário da Arte Sacra do Arcipresta do de Pampilhosa da Serra, convidado pela Associação de Juristas de Pampilhosa da Serra.

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